Entenda a diferença entre gestão e administração escolar

Gestão escolar e administração escolar podem parecer termos sinônimos. Entretanto, há diferenças sutis que separam os dois conceitos. Você sabe a diferença entre “administração” e “gestão”?

Em linhas gerais, “administração” é um termo mais voltado para o controle de processos, enquanto “gestão” é uma palavra que está mais ligada ao relacionamento com pessoas. De alguns anos para cá, o termo “administração”, que era predominante, tem sido substituído no âmbito corporativo pelo termo “gestão”. Essa mudança de vocabulário não é inocente: ela na verdade representa uma nova abordagem ao gerenciamento de negócios, uma abordagem que valoriza mais o fator humano.

Para começar: o que os termos têm em comum?

Como dissemos, a diferença entre gestão e administração é sutil. Portanto, ambos os conceitos têm muito em comum. Tanto “gestão” quanto “administração” dizem respeito à tarefa de coordenar recursos e pessoas para alcançar um objetivo, tudo de acordo com metas e cronogramas.
Desse modo, tanto “gerir” quanto “administrar” dizem respeito às ações necessárias para que a escola atinja o sucesso. Porém, como dissemos, há diferenças. Começaremos a explicar o conceito de administração. Acompanhe!

Conheça o conceito administração escolar

O conceito tradicional de “administração” compreende o planejamento, a organização e o controle de recursos para alcançar determinado objetivo. Esses recursos podem ser os próprios funcionários, os recursos financeiros, os materiais e insumos, os equipamentos necessários para a atividade, o tempo etc.
Assim, o significado de administração acaba tornando-se mais ligado à questões técnicas e estratégicas, porém não tão relacionadas com a abordagem às pessoas. Por isso, a “administração” pode ser vista como uma atividade fria e calculista, voltada apenas para a obtenção do máximo de vantagens por parte de uma empresa (no caso, a escola).

Faz parte do conceito de administração escolar:
• Planejar e coordenar as estratégias dos setores administrativos da escola;
• Estipula metas e objetivos
• Medir o resultado das atitudes tomadas;
• Fazer análises financeiras;
• Definir orçamentos
• Analisar os pontos fortes e fracos da escola,
• Identificar oportunidades, riscos e ameaças à instituição;
• Verificar o andamento do trabalho dos colaboradores
• Planejar e organizar os calendários e cronogramas;
• Delegar tarefas.
Para conciliar os diferentes interesses e tornar a atividade de um empreendimento justa e responsável, torna-se necessário pensar em aspectos do relacionamento com funcionários e com o público. É aí que entra em cena o conceito de gestão. Entenda a seguir.

Entenda diferença para o conceito de gestão escolar

A palavra “gestão” tem sido usada para descrever o processo de fazer com que as pessoas trabalhem para atingir as metas e os objetivos estipulados por uma instituição. desse modo, a gestão é um processo muito mais ligado ao relacionamento e ao aspecto humano das empresas.
Fazem parte do processo de gestão o trabalho para manter os funcionários motivados, o incentivo ao aprimoramento e à qualificação, a identificação de potencialidades específicas de cada indivíduo e a correta orientação para que cada um possa atuar da melhor maneira possível – tanto para si quanto para a empresa.

As tarefas que mais estão relacionadas a esse conceito de gestão escolar são as seguintes:
• Reconhecer os esforços dos colaboradores;
• Manter o engajamento de toda a comunidade;
• Mediar conflitos;
• Estimular o aprimoramento profissional dos colaboradores;
• Aplicar treinamentos;
• Incentivar a proatividade;

É por essas razões que o termo “gestão” vem sendo utilizado como uma maneira de humanizar os aspectos gerenciais das organizações. Entretanto, não se trata de desqualificar o conceito de “administração”, que também é fundamental para o bom funcionamento de escolas, cursos e demais empreendimentos.

Mas o que escolas têm a ver com isso?

Como já explicamos neste artigo, uma escola não deixa de ser um empreendimento, um negócio, ainda que tenha características próprias que devem ser levadas em consideração. Desse modo, é fácil entender por que uma escola precisa tanto de uma boa administração quanto de uma boa gestão.

 

 

 

 

28 comentários em “Entenda a diferença entre gestão e administração escolar”

  1. Dessa forma entendemos que gestão é bem mais amplo do que administração, gerir uma escola com gestão democrática, onde todos colaboram para chegar-se a um objetivo comum, que na escola é a aprendizagem dos alunos e o bem estar de todos é necessário ter planejamento coletivo, conhecimento que um complementa o trabalho dooutro.

    Responder
  2. Ótimo artigo. Abre as espectativas de empreendimento, com base em conhecimento adquirido em praxidade. Trás à reflexão as atitudes empreendedoras.

    Responder
  3. Gostei muito da explicação da diferença entre administração e gestão. Sou administradora de empresas mas meu dom é o magistério. Então pensei em voltar a estudar e me formar em pedagogia ou letras. Então me lembrei que talvez pudesse trabalhar na administração escolar . Preciso de um aconselhamento em relação aos cursos que devo fazer e quais são minhas possibilidades. Trabalhei em administração de empresas por 14 anos. Hoje sou aposentada.

    Responder
  4. Os conceitos de administração e gestão, podem conviver, não é necessário vê-los como antagônicos, mas sim complementares, desde que, o responsável(Diretor ou Gestor), aplique ao trabalho coletivo, um olhar mais humano.

    Responder
    • Exato, Jones!
      Colocar simplesmente administração de forma antagônica a gestão é um olhar de marxismo cultural. Percebemos hj que o ambiente empresarial está mais inclinado a dimensão de gestão também, sem esquecer com o que a administração contribui.
      Penso que esse olhar de antagonismo se confunde com um olhar crítico. Não necessariamente, por ser crítico, preciso afirmar tal antagonismo, mas – inclusive num processo dialético – posso ir além de tal antagonismo e pensar em sinergia de ambos os conceitos.

      Responder
  5. Ótimo artigo! Demonstra claramente as diferenças entre Administração e Gestão. Fica claro o quanto é necessário ter uma boa gestão sem desprezar os conceitos da administração que em algumas situações também são necessárias.

    Responder
  6. Um bom gestor deve olhar também para os “problemas” administrativos, mas sem nunca esquercer da atividade fim da escola, que é formar um sujeito-histórico.

    Responder
  7. O artigo considera sútil a diferença entre administração e gestão, o autor Paro trata como sinônimo, porém as duas ideias convergem para a valoração dos indivíduos como agentes indispensáveis no processo da gestão escolar. que deve se estabelecer de forma democrática através de estratégias onde todos os sujeitos tenham vozes, responsabilidades e ações práticas.

    Responder
  8. Muito bom, essa diferença e nossas escolas precisam das duas formas de gerir, esse grande investimento, que é a EDUCAÇÃO DE NOSSOS JOVENS.

    Responder
  9. Muito boa a explicação, como o professor colocou, pena que muitos quando saem da sala de aula se transformam e administradores e não gestores. Precisamos de mais gestores, precisamos acreditar nesta transformação.

    Responder
  10. Uma excelente explicação, porém gostaria de saber quais foram os autores para embasamento no texto e também se possuem sugestões de livros para um aprofundamento do assunto?

    Responder
  11. Boa noite a todos!
    Em termos gerais pode-se dizer que administração é a prática desenvolvida com a intenção de guiar projetos rumo a um objetivo específico, na medida que gestão é a prática voltada para questões de caráter político e administrativo que busca compreender as relações interpessoais da rotina da escola vislumbrando todo o processo como um todo. Seria isso?

    Responder
  12. Entendo que: gerir pessoas é bem mais dificil que gerir recursos para uma instituição. Mas os dois estão interligados; pois se não tiver estrutura fisica e materiais equipamentos a engrenagem chamada pessoas nao funciona ou seja trabalho x mão de obra qualificada andam de mãos dadas.

    Responder
  13. Excelente! Poder buscar uma melhora e mais conhecimentos e diferenciar gestor de administrador é fantástico! Nossas escolas precisam de mais gestores.

    Responder

Deixe um comentário